Na Clínica D.O. Mário Alves pode usufruir de serviços especializados de naturopatia. A história da naturopatia não é nova e são vários os benefícios reconhecidos a esta medicina complementar e alternativa (como é designada pela Organização Mundial de Saúde – OMS).
A forma moderna de naturopatia pode ser rastreada para o século 18-19 como sistema de cura natural. Tais sistemas incluem hidroterapia (tratamento de água), o qual era muito popular na Alemanha e na cura da natureza, desenvolvido na Áustria, com base na utilização de alimentos, ar, luz, água, e ervas no tratamento de doenças.
Benjamin Lust, um imigrante alemão, introduziu pela primeira vez naturopatia nos Estados Unidos em 1902, quando fundou a Escola Americana de Naturopatia. A escola enfatizou o uso de curas naturais, hábitos intestinais adequados e de higiene como ferramentas para a saúde. Esta foi a primeira vez que os princípios de uma dieta saudável, como o aumento da ingestão de fibras e reduzindo gorduras saturadas. Em meados de 1920 a 1940, o uso da medicina naturopata diminuiu.
Foi até 1960 que a naturopatia de estilo medicina holística tornou-se popular novamente. Hoje, naturopatas são licenciados prestadores de cuidados de saúde. Eles oferecem uma variedade de terapias naturais, incluindo vitaminas, homeopatia e suplementos minerais, Medicina Tradicional Chinesa, técnicas de relaxamento e remédios à base de plantas.
A existência da naturopatia remonta ao século XIX, mas foi apenas nos anos 80 que a sua utilização se tornou mais notória em Portugal. Aliás, foi nessa década que surgiu a formação de especialistas desta área no nosso país.
Mais recentemente, em 2003, e juntamente com outras áreas (como a homeopatia, acupuntura ou a fitoterapia) a naturopatia passou a ser reconhecida pelo estado português como medicina natural, desde 2003. De forma simples, esta medicina natural pretende prevenir e tratar as doenças recorrendo apenas ao uso de substâncias naturais (ou plantas medicinais).
De facto, a naturopatia não utiliza produtos de síntese química.
” Naturopatia ou medicina naturopata, é um sistema de medicina baseado no poder de cura da natureza. Naturopatia é um sistema holístico, ou seja, os médicos naturopatas esforçam-se para encontrar a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa. A maioria dos médicos naturopatas usam uma variedade de terapias e técnicas (como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia, quiroprática, osteopatia, digitopunctura, somato emocional e acupunctura).
Há duas áreas de foco em naturopatia: uma é apoiar as habilidades de cura do corpo próprio, e o outro é capacitar as pessoas para fazer mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível. Enquanto os médicos naturopatas tratam através de sessões curtas da doença e condições crónicas sua ênfase é na prevenção da doença e educar pacientes.