“O biometrista e pesquisador hematográfico, Fernando Guirado, criador após quase trinta anos de investigação do teste hematográfico que leva seu nome, nasceu em 16 de junho de 1943 em Pola de Siero (Oviedo). 

Desde muito jovem, ele se interessou por plantas medicinais e pelo mundo da medicina natural. Tanto que, depois de terminar seus estudos como ATS – hoje equivalente ao Diploma Universitário em Enfermagem – ele decidiu que não trabalharia em um hospital como o resto de seus colegas, mas dedicaria sua carreira a terapias alternativas. Área em que ele é especialista, como evidenciado por seus estudos em assuntos tão diversos como naturopatia, homeopatia, acupuntura, medicina ortomolecular, nutrição e dietas personalizadas, mesoterapia, terapia neural, hipnose clínica, introspecção restauradora guiada, doutor em herbologia, iridologia e mestre em Quantum Scio. 

Um dia, Fernando conheceu o Dr. Henk Oswald, um dos pais do sistema HLBO, nomeado após ser o resultado das investigações dos médicos Heitan, Lagarde, Bradford e o próprio Oswald. 

Sistema de Teste Hematográfico Fernando Guirado faz o teste HLBO como ponto de partida para aperfeiçoá-lo.Como ele já nos explicou na entrevista, o teste clássico de Oswald foi usado principalmente para detectar certos tipos de câncer, mas depois de décadas de pesquisa, Fernando também conseguiu entender o que uma gota de sangue nos diz sobre todos os órgãos e sistemas do corpo. humanos, fatores de risco e hábitos nutricionais de qualquer pessoa.”

Fernando Guirado