Um tendão é a estrutura que une os músculos aos ossos e como tal, leva ao movimento das articulações. A prática de exercício físico com alguma intensidade e de tarefas repetidas será a causa de provocar a inflamação de um tendão causando uma tendinite.

Tendão inflamado no calcanhar

As tendinites provocam dores na área afectada, que geralmente são sentidas com maior intensidade na fase inicial, quando se praticam os movimentos causadores da lesão. Ao continuar as actividades, as dores serão cada vez maiores e costumam estar presentes mesmo que se encontre em repouso.

As zonas mais comuns do corpo são os joelhos, os cotovelos, os ombros, os calcanhares e os pulsos. É normal que em pessoas de meia-idade ou mais velhas, devido à perda de elasticidade do tendão, as tendinites estão também associadas ao desempenho de tarefas que exigem uma constante repetição dos movimentos durante longos períodos, ou à prática intensiva ou incorrecta de qualquer desporto. Para evitar este tipo de lesão deve-se alternar os movimentos de modo a não serem repetitivos, é fundamental iniciar sempre um aquecimento antes de praticar desporto.

Por vezes as dores causadas pela tendinite deveram ser avaliadas, para evitar ser confundidas com as dores articulares, pois a tendinite provoca dor no tendão mas também na articulação mais próxima, também algum inchaço, devido à inflamação. Todos estes sintomas têm tendência a piorar com os movimentos, logo o repouso é fundamental para a recuperação.

Conforme o quadro da lesão, é possível através da acupunctura, osteopatia, quiropráxia, com movimentos de plasticidade nas bainhas dos tendões e aderência, descomprimir e permitir a motilidade, motricidade e regeneração da activação do estímulo de colagénio causado pela inflamação .

poderá aplicar algo quente ou frio e a toma de anti-inflamatórios irá reduzir a dor e a inflamação.

Em determinados casos, pode recorrer-se a homeopático de homeopunctura, ou mesoterapia, para a remoção das zonas inflamadas.

Para uma completa e correcta recuperação a fase final do tratamento é fundamental. Há que fortalecer e alongar a zona do músculo do tendão afectado, prevenindo assim uma possível recorrência da lesão.Sistema MusculoesqueléticoCorpo Humano.

Tendinite no Ombro

Tratamento para Tendinite no Ombro

Tendinite no Cotovelo

Tendinite no Joelho

Tendinite no Joelho (patelar): sintomas e tratamento
Resultado de imagem para tendinite joelho

Tendinite no Pulso

Resultado de imagem para tendinite de quervain